quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Projeto Criança Rupestre

Olá amigos! Estou em dívida quanto a postagem de experiências, é que tenho tido alguma preocupação com relação ao uso de imagens das crianças veiculadas pela zona virtual. Mas, vou deixar agora o registro de uma experiência que vivenciei com minha turma do INFANTIL IV ( faixa-etária 4 anos) .

PROJETO CRIANÇA RUPESTRE
Como surgiu...
A ideia de realizar este projeto surgiu numa roda de conversa com as crianças, no inicio do 2º bimestre, quando o assunto era: Como surgiu a escrita? Porque o homem inventou a escrita? Quando isso aconteceu?

A conversa foi longa e produtiva, no dia seguinte levei para eles, algumas imagens sobre os homens nos tempos das cavernas e o interesse foi intenso, imediatamente  fizeram  relações com o filme "Era do Gelo", então combinamos de assistirmos o vídeo, que complementou como tema disparador.

Justificando...
Arte Rupestre é a primeira forma de expressão e comunicação do ser humano. Mas também pode ser a primeira forma de expressão das crianças até que aprendam a ler e escrever. Se  pudessem, nossas crianças deixariam suas leituras do mundo pelas paredes de suas casas, escolas, ou seja, em suas cavernas! Nós, educadores,  desconsideramos essa fase “rupestre” da criança. Nesse período elas são simbólicas; temos que aproveitar esse simbolismo para aprimorar o seu desenvolvimento trabalhando o desenho num conceito claramente definido e não para passar o tempo. Na Arte Rupestre, vemos a expressão do homem registrada nas paredes das cavernas. Por meio desses registros é que se pode conhecer mais do homem primitivo. Não são apenas rabiscos, linhas contornadas e coloridas; é pura expressão de arte! Tal necessidade estimula o homem a buscar diversos meios de representação de seu desenvolvimento cultural, intelectual e social. No entanto, a arte é um desses meios que antecedem até mesmo a necessidade da elaboração da escrita. (Professora de Arte , Elisa de Mello Kerr Azevedo)

Tinha observado que as crianças eram muito criativas e que poderiam evoluir suas habilidades de expressão através do desenho se os estimulassem com diferentes recursos visuais e midiáticos. Se desenho é a primeira forma de escrita, poderíamos começar aprender a escrever desenhando...

Antiga ou moderna? Quando surgiu a Arte Rupestre?
O Homem, antes de escrever, pintou. A invenção do alfabeto é uma criação muito mais recente. Pintar é muito anterior. A Arte Rupestre surge quase simultaneamente no Paleolítico Superior em diferentes lugares do Planeta Terra, sendo considerada a primeira expressão globalizada da capacidade de simbolizar do homem.
Considerando-se que o homem surgiu há mais de dois milhões de anos e que começou a pintar há 30.000 anos, a arte rupestre é muito mais moderna que se imagina. Preservadas no tempo pelo clima e protegidas pelas sombras dos raios ultravioletas do Sol, as grutas pré-históricas são os primeiros museus da humanidade.

Objetivos:
-Despertar o interesse através de uma postura investigativa, pela história dos homens e animais primitivos, seu modo de sobrevivência social e cultural, relacionando com nosso modo contemporâneo.
-Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente da época e as formas de vida que ali se integravam, valorizando sua importância da preservação das espécies e da qualidade da vida humana. (Link com o projeto institucional "A carta da Terra").
-Explorar diferentes modos de expressão através das artes plásticas: Desenho, pintura, modelagem.

Orientações Didáticas:
 -Releitura de imagens rupestre;
- Desenvolvimento de técnicas de pinturas como: tinta natural, pintura em pedras, parede (com pinceis e agua), giz, desenho com carvão, com areia, Pintura em negativo das mãos e pés, modelagem com argila, grafia, estampa em  camisetas com a técnica de carimbo, recorte e colagem;
-Pesquisa, estudo e vivências sobre as Artes Rupestres e os animais históricos da Era do Gelo, fazendo relações com suas espécies atuais e os motivos da extinção;
-Reflexões sobre a diversidade de hábitos, modos de vida e costumes dos animais e povos desta diferente época;
-Passeio de campo pelo entorno da escola - Como são nossas paredes hoje? O que contem nelas?
-Filmes;
-Confecção da “Carta da Caverna” com os princípios dos homens primitivos:
-Rodas de conversa;
-Leituras de diferentes gêneros;
-Exploração no espaço;
-Confecção de uma caverna (cabana de papel) com a exposição das “produções Rupestres” realizada pelas crianças.
-Avaliação: Fez-se  por intermédio de acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças:  o interesse, criatividade, estética, organização espacial, capacidade em fazer relações, exploração de diferentes instrumentos e materiais, curiosidade, expressão gráfica, habilidade no manuseio de instrumentos, materiais e suportes.
Todas estas capacidade foram observadas e avaliadas por intermédio de registros diários, pelas produções das crianças e  também por intermédio de pautas de observação.

Culminância:













 Visita à exposição: Gigantes da Era do Gelo em São Paulo.


VOCE SABIA? De que era feita a tinta das pinturas rupestres?
Arte rupestre, pintura rupestre ou ainda gravura rupestre, é o nome que se dá às mais antigas representações simbólicas do homem, gravadas em abrigos protegidos ou cavernas, em paredes, tetos rochosos e superfícies de pequenas pedras. No continente americano, a arte rupestre torna-se o diário nas pedras de caçadores coletores.
Acredita-se que os materiais mais usados como aglutinante para as pinturas rupestres foram o sangue, argila, excrementos humanos, látex de plantas, gordura e clara de ovos de animais. A cor era obtida misturando-se o pó de rochas, com destaque para o óxido de ferro, que tem a coloração vermelho alaranjada.


Idade da Pedra Lascada

Nesta época, o ser humano habitava cavernas, muitas vezes tendo que disputar este tipo de habitação com animais selvagens. Quando acabavam os alimentos da região em que habitavam, as famílias tinham que migrar para outra região. Desta forma, o ser humano tinha uma vida nômade (sem habitação fixa). Vivia da caça de animais de pequeno, médio e grande porte, da pesca e da coleta de frutos e raízes. Usavam instrumentos e ferramentas feitos a partir de pedaços de ossos e pedras. Os bens de produção eram de uso e propriedade coletiva. Nesta fase, os seres humanos se comunicavam com uma linguagem pouco desenvolvida, baseada em pouca quantidade de sons, sem a elaboração de palavras. Uma das formas de comunicação eram as pinturas rupestres. Através deste tipo de arte, o homem trocava ideias e demonstrava sentimentos e preocupações cotidianas.
Olá amigos! Estou em dívida quanto a postagem de experiências, é que tenho tido alguma preocupação com relação ao uso de imagens das crianças veiculadas pela zona virtual. Mas, vou deixar agora o registro de uma experiência que vivenciei com minha turma do INFANTIL IV ( faixa-etária 4 anos) o ano passado (2011).


Confira o vídeo:


video




Nenhum comentário:

Postar um comentário