segunda-feira, 14 de maio de 2012

Porque razão é a música tão importante?

 

notas musicais1

Existe uma indesmentível e forte correlação entre a educação da música e o desenvolvimento das habilitações que as crianças necessitam para se tornarem bem sucedidas na vida. Autodisciplina, paciência, sensibilidade, coordenação, e a capacidade de memorização e de concentração são valorizadas com o estudo da música. Estas qualidades acompanharão os seus filhos ou filhas em qualquer caminho que escolham para a sua vida. A aprendizagem da música pode ter uma influência na formação das crianças que é apenas secundada pelo amor dos pais. Se procura de uma forma de proporcionar aos seus filhos e filhas uma fonte de alegria, bem-estar e realização pessoal, a aprendizagem de música para bebés e crianças é um excelente primeiro passo.

Os estudantes de música aprendem a ser artesãos: aprendem como detalhes são cuidadosamente colocados em conjunto para criar belas, não meramente medíocres, sonoridades. Através do estudo da música os alunos aprendem o valor do esforço sustentado para atingir a excelência e os resultados concretos do trabalho árduo.

O estudo da música também valoriza o trabalho em equipa. Para que uma orquestra tenha sucesso, todos os seus elementos têm que trabalhar em conjunto harmoniosamente com um único objectivo, o desempenho, e têm que se comprometer a aprender a música, participar em ensaios, e praticar música em conjunto.

A música proporciona um importante modo de expressão pessoal. Todos sentimos a necessidade de estar em contacto com os nossos parceiros e amigos. A auto-estima é um subproduto desta expressividade.

A prática da música ensina aos alunos a ultrapassar o medo e a assumir riscos. Um pouco de ansiedade é algo positivo, e que ocorre frequentemente ao longo da vida. Aprender como lidar com a ansiedade mais cedo e com frequência faz com que seja um problema menor mais tarde. A assunção de riscos é essencial para que uma criança desenvolva todo o seu potencial.

O estudo da música encoraja a autodisciplina e a diligência, características que se repercutirão nas actividades intelectuais sob a forma de estudo efectivo e hábitos de trabalho. Uma associação entre a música e a matemática de há muito é notada. Praticar música promove a expressão pessoal e proporciona auto gratificação ao mesmo tempo que dá prazer aos outros.

A sua filha ou filho vai aprender a gostar de ouvir música, adquirir uma nova disciplina mental e uma competência física, adquirir comportamentos e autoconfiança. As lições de música também melhoram o desenvolvimento da capacidade da criança para pensar logicamente e analiticamente, aumentar a sua concentração, a cognição e desenvolvimento motor. Com uma orientação correcta, a música pode ajudar ao crescimento pessoal da criança, assim como à sua expressão individual e autoconfiança, não somente na sua mente, mas também na alma e espírito.

Fonte: Improviso, academia de música 

http://www.escola-musica.com/

2 comentários:

  1. Adorei seu blog,sempre dou uma olhadinha por aki... espero por sua visita tmbm... bjsss

    ResponderExcluir
  2. Oi Eliane!
    Gostei muito de seu blog e da maneira como discute a Educação Infantil. Vamos trocar idéias! Meu blog é: http://pedagogiacomainfancia.blogspot.com.br/
    Abraço!

    ResponderExcluir