terça-feira, 28 de julho de 2009

.

EXPLORANDO ROMERO BRITTO


Projeto desenvolvido no segundo bimestre com minha turma do Infantil III



ROMERO FRANCISCO DA SILVA BRITTO

Aos 8 anos, um garoto pernambucano chamava a atenção na escola onde estudava, em Recife. Além de decorar cadernos com desenhos coloridíssimos, passava horas no quintal de sua casa criando.

Sucata, papelão e jornal serviam de suporte para suas pinturas. E ele adorava ganhar de presente livros de arte.

Romero Britto, Como hoje é conhecido, nasceu em Recife, Pernambuco, em 06 de outubro de 1963. Aos 14 anos fez sua primeira exibição pública e vendeu seu primeiro quadro à Organização dos Estados Americanos. Embora encorajado por este sucesso precoce, as circunstâncias modestas de sua vida o motivaram a estabelecer metas e a criar seu próprio futuro. Ganhou uma bolsa de estudos para o curso de Direito, mas abandonou para mudar-se para Miami – USA, lá foi lavador de carros, cortou grama e trabalhou numa lanchonete fazendo sanduíches, trabalhava durante o dia e pintava a noite.

Infância Humilde

“Na condição de criança pobre no Brasil, tive contato com o lado mais sombrio da humanidade. Passei a pintar para trazer luz e cor para minha vida.
Minha família era muito pobre. Éramos nove irmãos e não tínhamos dinheiro para nada. Criar era um refúgio: eu pintava um mundo colorido, diferente do meu.”


Estilo

Suas obras é uma mistura da Pop Art com o Cubismo de Picasso. A Pop-Art é um estilo artístico que surgiu no final dos anos 50 e está baseado no reprocessamento de imagens populares e de consumo, estando intimamente ligado ao trabalho publicitário.

O artista usa textura gráfica na maioria de suas obras, que tratam de assuntos importantes para o dia-a-dia. Elas têm um traço único e exclusivo – qualquer pessoa, ao visualizar um trabalho de Romero Britto, sabe que aquela obra leva sua assinatura.

Dono de um traço quase infantil, usa cores vibrantes e imagens do cotidiano, Britto produz pinturas a óleo explorando formas geométricas ou figuras de sua preferência, como corações ou animais.
Faz sucesso justamente porque sua obra dá vida a qualquer espaço ou objeto.
“...O vocabulário que uso na minha Pintura é um vocabulário universal. A minha inspiração vem de todo universo que faço parte.” R. Britto.
Sua inspiração vem das coisas simples. Transforma tudo em pura alegria, cor, sentimento. É por isso que agrada a tanta gente diferente. Mas diz que aprendeu muito com os livros.



Nosso projeto

Objetivo: Despertar nas crianças o interesse pela apreciação de imagens artísticas, descobrindo suas linhas, formas e cores. Se inspirar nestas imagens para manifestar espontaneamente suas expressões e impressões.
Justificativa: O artista foi escolhido pela alegria expressa através das cores e formas de suas obras. Poder contribuir para a capacidade de “Ler o Mundo” com sensibilidade e criatividade. Identificando e explorando os elementos que fazem parte de seu entorno, podendo expressá-lo de forma artística.
A criança só poderá conhecer as características e propriedades de um objeto se interagir com o mesmo.
Desenvolvimento: Obras que serão trabalhadas: Borboleta, Bola e Gato

Seqüência de Atividades:

-Releitura (apreciação e reflexão)
-Contextualizar as apreciações, falando um pouco da biografia do autor e principais características de suas obras.
-Apresentação da obra “Borboleta”, que dará introdução ao projeto, intermediando com o projeto anterior.
-Ir apresentando uma obra a cada semana
-Desenhos espontâneos das obras
-Explorar as imagens questionando vários aspectos (intercalando-os):
O que acharam da imagem?
Do que mais gostaram?

Quais cores usou?
O que talvez o artista pretendesse expressar naquela obra, no momento da criação?

Como será que o artista se sentia no momento de criação daquela obra?
Qual sentimento a imagem nos transfere?
Romero gostava muito de “enfeitar” suas obras, quais figuras ele usava para isso?

-Exploração de pinturas livres (explorando as cores, formas, texturas, espaço e instrumentos)
-Pinturas com as mãos, dedos e outros instrumentos: trincha pincel, escova de dente e rolinho. (explorando texturas, formas, cores)
-Suporte: Jornal e papelão - Disco de pizza, caixas de papelão, bandeja de frutas (explorando espaço, cores, formas, linhas)
-Pintura no azulejo (explorando cores, formas, texturas e espaço)
-Pintura com giz no chão e na parede -muro da escola- (explorando linhas e espaço)
Obra: Borboleta

Técnica: Pintura com trincha e rolinho de espuma.
Interdisciplinaridade: Natureza e sociedade - Relembrar vida e propriedades da borboleta vista no projeto anterior (cuidados com os casulos aguardando a transformação em borboleta.)

Obra: Bola


Intitulada Beach Ball, a obra feita em
alumínio, pertencente a uma série de apenas 48 peças. As praias do litoral pernambucano serviram de inspiração para o artista criar esta série. Em
2006, Romero Britto doou ao Aeroporto Internacional situado em sua cidade natal, Guararapes
(PE), a primeira escultura “Bola de Praia”.


(Esta foi fotografada por mim. )

Umas das peças doada por Romero ao rodoterminal do Tietê - SP.


Técnicas: Colagens – Combinação de diversos materiais reaproveitáveis: tampinhas de pet, plásticos, tecido, recortes de revista, forminhas de papel, anéis de lata, etc , para “decoração” da obra.

Interdisciplinaridade

Matemática: Explorar objetos redondos: Enviar para casa a caixa do tesouro para que traga nela um objeto redondo, Exploração tátil.

Movimento-Musica: Ciranda /Andar sobre um circulo desenhado no chão, equilibrando-se, com o velotrol, com uma bola na mão, correndo / Bola / bambolê / pneu. Trabalhando as diversas propriedades de um círculo.

Trabalhar o tridimensional (esfera): Bolinhas de plástico que serão encapadas com retalhos de tecido par posteriormente ser oferecida como presente para os bebês do berçário (intersecção com o projeto “Eu, tu..”)

Obra: Gato


Técnica: Escultura tridimensional com caixas tetra pac. Pintura e colagem.
Interdisciplinaridade: Natureza e Sociedade – Pesquisa sobre as características do gato e seu modo de ser, agir e viver: como ele é, o que come, cuidados que necessita etc. Achar alguém que tenha um gatinho (manso) para passar uma tarde conosco.

Outras Interdisciplinaridade

Matemática: -Linhas, formas, ponto e divisão de espaço.
-contornar objetos quadrados e circulares com dedos e mãos, para diferenciar linhas retas e curvas.
-Exploração e percepção dos objetos de sucata procurando suas formas: potinhos de Danone, caixas, tampinhas e embalagens.
-A divisão e espaço será trabalhado na hora da pintura

Movimento: Circuitos aberto e fechados explorando a linha reta, o quadrado e o círculo.
Linha reta: Andar sobre uma linha reta: equilibrando-se/ com uma bola na mão/com o velotrol, /correndo/Brincar de corda.
-Quadrado: (trabalhar os pontos) Um objeto (cadeira) em cada um dos 4 pontos, passar o barbante por cada um formando o quadrado .Explorar a forma, dentro e fora, andar sobre ele,etc. Exploração da “Caixa-Visual”.

Linguagem: Rodas de conversa sobre os temas. Exploração dos nomes das obras: Borboleta, Bola, Gato. Relacionando as letras com as dos seus nomes (iniciais).

Identidade/Autonomia: Continuação do projeto “Eu, Tu, Nós e todo Mundo”, enfocando o “Eu e Tu”, onde serão trabalhado o respeito ao outro, amizade, diferenças e regras de convivência.

Música: Será explorado no decorrer do projeto através de canções e brincadeiras envolvendo os sons e suas propriedades: altura, intensidade, ritmo e timbre.
Avaliação: O desenvolvimento dos alunos será avaliado através de registros escritos, fotografias, e áudio visual que serão realizados no decorrer do processo.
Auto-reflexão do professor durante o trabalho, metodologia usada procedimentos.

Nossas Explorações
Exploração de cores, instrumentos e suportes.
Expressões através de pinturas

Pintura no papelão com rolinho de espuma.


Pintura com Trincha

Pintura com rolinho de papelão

Pintura com escova de dentes

com pincel


Pintura no jornal


No azulejo


Expressões através de Construções


Exploração com sucatas.

Reconhecendo propriedades: tamanhos, cores, formas e linhas

Releituras

Borboleta - Exploração de cores e suportes


Beach Boll (Bola de Praia) - Expressões através de colagens


Gato

Explorar o tridimensional na caixa tetra-pac



Exposição









Expressões através de desenhos




video

10 comentários:

  1. Olá, adoreeeei seu blog!
    Esse ano trabalharei Romero Britto com meus alunos e achei maravilhosas todas suas ideias e como vc trabalhou o projeto!
    Se tiver mais coisas interessantes sobre o assunto ou ideias novas adoraria receber!
    Uma ótima semana p/ vc =D
    Adri
    drikasrs@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Querida(o), vc quer algum material em específico? Me mande um e-mail. proelainefaria@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. ADOREI SEU PROJETO
    MUITO CRIATIVO!!!!
    PARABÉNS!!!
    GOSTARIA DE RECEBER MAIS DETALHES DE COMO DESENVOLVEU AS ATIVIDADES

    kellisiq@bol.com.br

    abraços

    ResponderExcluir
  4. as artes sao uma mas lindas que as outras

    ResponderExcluir
  5. PARABÉNS PELO PROJETO. FICOU MUITO LINDO!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. otima ideia adorei so q eu gosto mais do neymar ele é um gato ahhhhhaaaaaaaaa loka

    ResponderExcluir
  8. Adorei seu trabalho ajudou muito a nos iluminar para composição de nosso projeto de artes sobre o Romero Britto, este artista tão interesse e que infelizmente aqui dentro de nosso país não é tão divulgado quanto lá fora.

    ResponderExcluir